IFPI – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

O CLIENTE
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí é uma instituição de educação de ensino superior e profissional; pluricurricular, multicampi e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica.

 

O CENÁRIO
O Instituto possui uma forte presença pulverizada, contemplando 19 Campi, sendo 4 localizados na capital e outros 15 no interior do estado, alguns com distância de mais de 800km da capital.
Com este cenário viu-se a necessidade de integrar todas as unidades, aproximando seus profissionais e alunos por meio de uma solução eficaz, inovadora e de alta tecnologia com baixo custo.
O principal objetivo era atender às demandas de aulas à distância realizadas entre os diversos Campi e integrar as áreas administrativas através de reuniões, palestras e capacitações, evitando deslocamentos dos servidores e alunos e consequentemente atraindo um maior público participativo.

 

A SOLUÇÃO
Diante das mais diversas soluções em comunicação a distância que o Instituto encontrou disponível no mercado como Audioconferência, Webconferência e Videoconferência Profissional, o Instituto optou pela solução de Videoconferência. A escolha se deu mediante as vantagens e benefícios que a solução apresenta, dando destaque para a integração simultânea de salas físicas, equipadas com equipamentos de videoconferência e telas de alta definição, computadores da instituição e dispositivos móveis pessoais, proporcionando aulas, palestras, reuniões e seminários, todos à distância, porém com uma experiência mais próxima da realidade.
Com a solução, ainda é possível transmitir o conteúdo por vídeo streaming (em tempo real) para mais de 250 pessoas. Toda a comunicação por videoconferência pode ser gravada e distribuída, com controle de acesso, através de um portal dedicado.
Os equipamentos de videoconferência implantados no Instituto possuem a mais alta tecnologia com alta disponibilidade, promovendo total segurança no tráfego de dados e informações criptografadas, empregando tolerância a falhas, uma vez que, o link de comunicação utilizado para conexão no Instituto não é dedicado.

 

DEPOIMENTO
Para Nathan Saraiva, Chefe de Departamento de TI, a VTS BRASIL assegurou todo atendimento ao cliente, tanto na implantação quanto no pós venda da solução, gerando engajamento e confiança entre empresa e cliente, proporcionando maior integração entre os profissionais do Instituto e também uma grande redução de custos com deslocamento entre os Campi.